Como utilizar o DDNS para acesso remoto sem instalação de software!

Neste post, irei demonstrar como utilizar o DDNS para realizar acessos remotos. Você pode acessar, por exemplo, um PC comum ou servidor que tenha em sua casa a partir de qualquer lugar com acesso à Internet.

O uso do DDNS (Dynamic DNS) pode ser considerado uma ótima alternativa pra quem deseja realizar acesso remoto sem utilizar nenhuma aplicação específica e não possui um IP público, ou seja, assim como nós mortais, utiliza um acesso banda larga convencional (Speedy, Vírtua, Velox, etc.)

Vamos à prática! Seguem abaixo 7 passos para a configuração e uso do DDNS:

Obs: 13/02/2014 –  O serviço do  DDNS deixou de ser gratuito, você pode usar o no-ip,  que por enquanto ainda é gratuitamente, e tem o mesmo retorno do DDNS.  http://www.noip.com/

1º Passo: (Verificando)

O primeiro passo é identificar se o seu roteador tem suporte a DDNS, ou seja, se ele possui a função DDNS. Faça um acesso à página de configuração do seu roteador e procure por “DDNS”. Se você utiliza um roteador com “dd-wrt” (firmware modificado), a função está na aba “Configurações”. Se utiliza ou roteador comum, procure na aba de “Setup”.

A maioria dos roteadores atuais (até mesmo os nem tão atuais) possui suporte à DDNS. Procure bem na página de configuração do seu roteador, provavelmente irá encontrar em alguma das abas.

Se não sabe como acessar a página de configuração do seu roteador, procure o manual do seu roteador na Internet, buscando saber qual IP deverá ser digitado no seu browser (IE, Firefox, etc.) para acessar suas configurações.

Para as marcas comuns (D-Link, TP-Link, Intelbras, Linksys, etc.) os endereços costumam ser:

http://192.168.0.1

http://192.168.1.1

http://10.0.0.1

Seguem duas imagens, demonstrando um roteador D-Link com “dd-wrt” e um Linksys WRT54G na tela correta:

2º Passo: (Cadastro)

Faça seu cadastro no site dyndns. Crie um usuário, e depois vá em “Add New hostname”:

http://dyn.com/dns/dyndns-free/ (clique em “Get it now”)

Na tela abaixo, será necessário preencher algumas informações. Para “Hostname” coloque o nome que irá “representar” sua conta e escolha o domínio dyndns que achar que melhor (perceba que são várias as opções oferecidas):

Após concluir o cadastro o Hostname obtido deverá ser configurado no seu roteador.

3º Passo: (Configuração)

Volte à tela de configuração do seu roteador, e na aba “DDNS” digite as informações solicitadas. Seu login, senha e hostname obtidos no cadastro.

4º Passo: (Teste)

Feito isso, antes de prosseguir, faça o seguinte teste:

Abra um prompt de comando (Vá no menu Iniciar -> Executar, digite “cmd” e pressione Enter)

Uma vez dentro do prompt dê o seguinte comando: ping <<insira aqui seu hostname>>

Exemplo:

ping testttteee.dyndns.info

Se der certo, ele deverá retornar seu endereço IP (mesmo indicando “Esgotado o tempo…”)

Se ele “resolveu” o nome dyndns para um número IP (na frente do nome entre colchetes), significa que a configuração até aqui está correta. Do contrário, refaça oss passo anteriores e procure se atentar aos detalhes na configuração do seu roteador.

5º Passo: (Redirecionamento)

Após feita a configuração, será necessário configurar um port forwarding (redirecionamento de porta) no roteador, para que ele “entenda” que as requisições remotas (suas tentativas de acesso pela internet ao seu computador) deverão ser encaminhadas direto para a aplicação de “conexão remota” no seu PC, e ela assim, permitirá o acesso remoto ao PC.

Para isso, na configuração do seu roteador, procure por “Port Range Forward” ou “Port Forwarding”. Observe a imagem abaixo:

Insira um nome para esta conexão (no caso chamei de “Remoto”). A porta de start e de end deverá ser a mesma, a porta 3389 (que nada mais é do que a porta utilizada pela “Conexão de Área de Trabalho Remota”). Isso fará com que toda requisição de acesso remota que chegue ao roteador seja encaminhada à sua rede interna, e no caso será respondida pelo seu PC, permitindo o acesso remoto. O endereço IP a ser inserido deverá ser o endereço IP do seu PC, que deverá ser configurado manualmente (vá até as propriedades da sua placa de rede e insira um endereço estático, o mesmo que deverá ser configurado aqui).

6º Passo: (Configurando o Windows)

Resta apenas um detalhe agora: O PC deverá ser configurado para permitir esse acesso remoto. Para isso vá até as “Propriedades do sistema” e abra a aba “Remoto”. Se estiver utilizando o Windows XP, basta clicar com o botão direito sobre “Meu Computador” e em “Propriedades”. Se estiver no Windows 7, basta ir até “Sistema” e depois em “Configurações Remotas”.

Na aba “Remoto” habilite o PC para “Permitir conexões de Assistência Remota” e “Permitir conexões de computadores…”

7º Passo: (Acesso remoto)

Pronto! Estando tudo configurado, basta abrir a “Conexão de Área de Trabalho Remota” no Windows e digitar no nome do computador seu hostname dyndns:

Obs. 1: Você pode implementar mais serviços no seu PC/servidor, configurando por exemplo um “port forwarding” para a porta 21 (FTP) e instalando um programa de servidor FTP no seu computador. Isso lhe permitirá fazer “download” dos arquivos remotos. Neste caso, no computador que fará o acesso, você deverá digitar: ftp://<<seu hostname dyndns>>

Obs. 2: Você pode utilizar outras versões do Windows que possuam a “Conexão de Área de Trabalho Remota” (XP ou Vista, por exemplo). Mas lembre-se de cumprir com o passo 6, pois do contrário o acesso remoto não irá funcionar.

Obs. 3: Se você desejar, pode habilitar seu roteador para permitir que ele também possa ser controlado remotamente. Para isso, procure nas configurações do seu roteador por “Remote Router Access”, coloque em “Enable e especifique a porta (pode deixar em 8080). O próprio roteador fará um “port forwarding” interno para conexões com destino a essa porta, redirecionando para a página de configuração do router.

Exemplo de acesso:

http://<<seu hostname dyndns:8080

Encerro este post deixando duas ótimas referências, um manual em PDF, dando detalhes sobre configuração de DDNS e no outro, um artigo sobre a técnica de “port forwarding”:

HTTP://console1.locaweb.com.br/noar/UserFiles/73/File/manual/ManualDynDNS.pdf

WWW.ti-redes.com/roteamento/nat/port-forward/

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário! Até a próxima!

 

You may also like...

52 Responses

  1. Lucas Ramires disse:

    Tenho um servidor voip em casa e gostaria de fazer com que fosse possível acessar meu servidor para poder fazer ligações externas estou com dúvida do redirecionamento de porta colocaria qual porta inicial e qual final?coloco o ip do servidor né? e as portas wan final e inicial e lan coloco o que?Desde já muito obrigado.

  2. jose almiro xavier disse:

    muito util dez.

  3. Paulo Sergio disse:

    caras amigos tenho um model da gvt e gostaria muito de pode ter acesso a ele remotamente sera que existe uma forma, já crie um dominio no no-ip mas ate agorta nao consigo fazer isso

  4. claudio disse:

    boa noite tenho uma internet da OI fiz toda as configurações para ter acesso remoto do DVR, fiz tambem as configurações do moden e roteador mas quando muda o ip da oi velox o no-ip nao atualiza.

    dentro do roteador na parte de ddns coloquei meu usuario do no-ip mas mesmo assim nao esta se atualizando alquem pode mim ajudar?

  5. marcelo disse:

    boa tarde pessoal gostaria de pedir uma ajuda para configurar abertura de porta em meu roteador tp link 841 nd,a minha net é fornecida por um servidor cuja a antena é uma nano loco m5,e apouco tempo decidi colocar uma camera com ip konix ,o pb é que não consigo vizualizar as imagens via browser ,meu servidor de internet tentou ablitar uma porta 7075 porem sem sucesso no teste de porta da a mensagem de porta fechada,o outro teste que fiz foi ablitar com porta 80 pois no teste de porta esta se mostrou aberta, mas tb sem sucesso para vizualizar via browser,ja com o servidor de DDNS da propria camera consigo vizualizar sem problemas on line…..sou leigo no assunto mas se alguem puder me ajudar com as informações prestadas fico muito grato desde já…..

  6. Washington disse:

    Olá fera, é o seguinte, fiz cadastro no No-ip e tudo mais, mais quando chego no DDNS do meu Roteador que é um Thecnicolor Tc7110.B, só aparece a Opção de http://www.DynDns.org, e não deixa eu colocar o Host do No-ip, sabe por que isso?
    Grato.

  7. Carlos disse:

    Boa noite, tenho uma duvida simples, pelo menos para vocês. Preciso interligar duas redes com ip/internet dinamico tenho 2 hosts cadastrados e funcionando, consigo acessar a pagina administrativa do roteador, porem não passa para as demais maquinas na rede, que são um dvr e uma impressora, sem pc no ambiente. como resolver, o roteador é um Technicolor TG580v2.

    • Rubens Leme disse:

      Para isso você precisa usar IP_forwarding do seu roteador “http://en.wikipedia.org/wiki/IP_forwarding”.
      E especificar a porta de acesso ao dvr, já a impressora teria de ver um servidor de acesso nela ou para ela.
      Vou ver se consigo um diagrama e te envio.

  8. Olá Rubens… estou com o seguinte problema, tenho um servidor que esta tudo certo com o ddns, varios computadores acessam esse servidor via ddns porem tenho duas maquinas que estao com win xp que nao acessa via ddns, elas so acessam via ip, e toda vez q troca o ip tenho q ficar reconfigurando.

    Como faço para configurar essas maquinas para acessar via ddns, nao consegui encontrar uma forma.

    Obg.

  9. Sebastião disse:

    Como faço para instalar dois DVR em uma mesma rede com modem e roteador da oi Technicolor td5130. Existe algum macete para abrir porta neste modem. Porque já tentei de tudo e não consigo. A configração do DVR (1) IP 192.168.1.150 porta 82, 81 e fone 65535 – este funciona normalmente (já estava aberta), DVR (2) IP 192.168.1.100 porta 84, 9000 e fone 18004 – Não funciona e não consigo abrir esta porta no modem. Tenho dois DDNS um em cada DVR. Qual eu uso no modem. Tenho que configurar o DMZ?

  10. leonardo disse:

    Rubens,
    Boa Noite, consegue me ajudar?
    Fiz cadastro pago no DynsDns mas não sei configurar para acessar uma câmera IP uma P2P via web.
    Até fazer o teste com ping consegui mas não sei mais daí em diante.

    Obrigado

  11. Reynan Ferri disse:

    Bom dia, Eu estou com o seguinte problema. Só posso fazer este acesso pelo Dyndns? No caso ele não é mais gratuito, logo eu gostaria de ingressar pelo no-ip, assim como vocês falaram no inicio do topico, mas foi feito todo através do Dyn. Como e qual opção gratuita eu posso ter, afim de testes?

  12. leonardo disse:

    Preciso de ajuda.
    Comprei uma câmera IP uma P2P porém não sei nada sobre configurações e computador, mesmo assim consegui instalar em minha casavcom Wi fi.
    Criei um host no DynDns testei e deu certo no ping mas não sei mais o que fazer…não consigo acessar via web…podem me ajudar passo a passo?
    Meu roteador é um netgear WGR614
    Obrigado

  13. Boa tarde amigo.. Eu quero acessar remotamente só o modem que tá na Bahia, aqui de São paulo, como faço? no modem lá da suporte ao no-ip. Já criei uma conta e um hostname e ja coloquei com sucesso todos os dados lá no modem da Bahia, apartir dai, o que fazer ?? já abrir várias portas no modem e quando eu coloco na barra de endereço facxxxx.no-ip.biz: mais a porta que abrir pra cessar o modem nao dá em nada.. Se puder, me ensina passo a passo por favor… Agradeço e muito a sua atenção.

  14. andres disse:

    instalei o software p2p cam-zx.apk que acompanha a câmera , no wifi funciona perfeitamente, mais no 3g não funciona , o meu aprelho e motoroloa com android 2.2, por favor me ajude!!

  15. marco disse:

    Acesso remoto gratuito no dvr com8 faço

  16. Nélio Castro disse:

    Configurei tudo certinho e a camera fez redirecionamento por UPnp e no ping bate certinho o ip de minha máquina, mas nao consigo de forma nenhuma acessar de fora da minha rede!!! O que pode ser? É Net Virtua.

    • Rubens Leme disse:

      Nélio,
      Verifique se você tem que libera alguma porta de acesso para o software da camera.
      Talvez seja necessário um Port forward : http://www.ti-redes.com/roteamento/nat/port-forward/.
      Tente depois me diga se deu certo … vamos configura-lo juntos.
      abraço

      • Nélio Castro disse:

        Rubens, depois de vários dias quebrando a cabeça descobri que o o meu modem Thomsom (Net Virtua), de alguma forma, bloqueia a porta 80 mesmo estando com Port Foward. O que fiz: configurei a ip-cam para porta 8085 e habilitei o UPnP da camera que configurou a port foward do meu modem e ai tudo funcionou perfeitamente.

        • Rubens Leme disse:

          Nélio,
          Agradeço a sua colaboração, tenho certeza que isso será muito útil a nossos leitores.
          Quero pedir se possível que coloque o modelo completo do seu modem Thompson e o modelo da sua ip-cam.
          Tenho amigos que gostariam de fazer esta configuração em suas casas ou escritórios e é sempre melhor quando já temos o caminho das pedras.
          Tentarei usando suas informações escrever um passo a passo pra quem busca este tipo de informação e disponibilizar aqui no site, pra isso peço sua autorização.
          Nélio, mais uma vez obrigado.

        • Max disse:

          Tem como vc me passar o procedimento detalhado de como foi feito

  17. Ruben disse:

    Conigurei meu dvr de 16 canais cadastrei-me no DynDns paguei os 29USD, crirei um Host esta a funcionar na rede interna e externa so funciona com modem 3G, numa rede normal com um roteador nao consigo acessar. nao sei porque? sera que estou a falhar na configuracao do roteador. o meu Roteador e TP-Link

  18. Thix disse:

    Muito bom seu tutorial brother Tirou milhões de dúvidas que vem me pertubando a anos.
    Agradeço principalmente pela força de vontade e pelo tempo que dedicou a esse tutorial bem explicado e ilustrado nota 10 pra vc cara.

  19. Muito Bacana mesmo, eu estou aprendendo a lidar com DNS, DDNS e a otimizar minha internet e suas funcionalidades e como faço isso por contar própria, como um hobby eu achei seu tutorial muito útil e bastante explicativo. parabéns e espero que possa escrever novos tutoriais nesta área e em áreas correlatas, pois provavelmente voltarei a ler seu material.

  20. ERICK disse:

    OTIMOOOOOOO PERFEITOOOO!!! RESOLVEU MEU PROBLEMA! PARABENS

  21. emanoell disse:

    boa noite, bem queria saber como faço pra poder enchergar minha cameras que estão instaladas em uma placa da geovosion em outro pc meu que tem o acesso remoto porem eu queria por ver as cameras atraves de outro computador em minha rede interna se possivel me ajuda
    abraços

  22. Marcos disse:

    Muito bom esse tutorial…funcionou, mas vale uma dica para os amigos: fiz tudo certinho, mas não conseguia ver as câmeras, quebrei a cabeça demais…refiz as configurações várias vezes, mas faltou um detalhe pequeno porém importante (no meu caso)…reiniciar o DVR e o roteador…depois disso foi só alegria…rs

    Obrigado

    Marcos

  23. Cláudio Souza disse:

    Olá, cara fiz tudo isso que vc mandou mas no meu modem q é D Link 500 B, ta lá dizendo q ele so aceita configuração desse site aqui: http://dyn.com Ai ñ dar pq desse site é tudo pago e em Dolar a assinatura. Agora oq faço?

    • Pois é, tempos atrás o dyndns era free, ano passado fui fazer o DDNS com meu roteador Linksys WRT54G e não foi possível pelo mesmo motivo, é pago. O pior que esse roteador, apesar de ser bom, dão apenas duas opções, mesmo com o Firmware atualizado. Acredito que não temos opções utilizando esse roteador!

  24. DARCI disse:

    TUTORIAL MUITO RICO EM INFORMAÇÕES RODRIGO PARABÉNS..

    RESPONDENDO AS PERGUNTAS DO EVALDO E FABRICIO..

    NO CASO DE VOCÊS SÓ ENXERGAR AS CÂMERAS NA REDE INTERNA É POR QUE O ROTEADOR ESTÁ BLOQUEANDO OS ACESSOS REMOTO VIA FIREWALL.

    COMO RESOLVER : ADICIONE O IP DO DVR NO FIREWALL E ASSIM VC LIBERA ELE…

    OU ATIVE A DMZ DO SEU ROTEADOR E COLOQUE O IP DO DVR, PRONTO É SÓ ACESSAR E SER FELIZ..

    SOU FORMADO EM REDES E ATUO NA ÁREA DE TECNOLOGIA E SEGURANÇA ..

    ABRAÇO..

  25. Fabricio Varela disse:

    Olá Rodrigo Justo.

    Andei configurando um DVR da marca intelbras, e ele tem suporte a serviços como: DynDns e No-ip. Já me cadastrei no No-ip e configurei tudo certinho no DVR e direcionei as portas no roteador. Na rede interna (LAN) eu consigo acessar normalmente pelo hostname, porém de fora(WAN) não consigo acessar. Tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?!

  26. Evaldo disse:

    gostaria de saber o que pode esta errado que não consigo acessar minhas cameras do meu trabalho .tenho ip e configuração dns no dvr com sucesso se eu logar pelo browser dentro da rede do trabalho funciona beleza mas de outro local nao consigo… Me ajude

    • Rodrigo Justo disse:

      Olá Evaldo,

      Pelo que entendi você possui câmeras conectadas a um DVR IP e deseja acessá-las externamente. Internamente tudo parece estar configurado corretamente, já que você diz conseguir o acesso via browser quando está no trabalho.

      Quando você acessa no seu trabalho, você está interno à rede da sua empresa, ou seja, você está em uma LAN. Provavelmente o endereço que está configurado como IP do seu DVR é um IP para ser usado em redes LAN, ou seja, válido apenas localmente (IP privado). Se for desta forma, por este ser um IP privado, ele não é válido na Internet, e por consequência, não conseguiremos alcançá-lo externamente.

      Uma solução simples e segura seria você criar uma VPN entre o ponto do qual você deseja acessar o DVR e a rede local da sua empresa. Desta forma, você estará remotamente conectado a rede local, e irá conseguir acesso como estivesse interno a ela. Existem vários softwares que permitem o acesso via VPN para uso em redes com IP dinâmico, tais como o LogMeIn Hamachi (https://secure.logmein.com/products/hamachi/) por exemplo. Através da instalação de um software cliente na máquina que irá receber o acesso (no caso, qualquer uma interna a sua rede) ele permitirá acessar os recursos da rede local.

      Outra solução pode ser acessar remotamente alguma máquina que esteja na rede local, e abrir o browser através dela, ao invés de utilizar o seu browser para acessar o DVR. Se achar mais prático, basta seguir as instruções que estão na resposta do comentário anterior.

      Espero ter ajudado. Abraço!

  27. Andre disse:

    Eu gostaria de saber se exite um programinha que eu pudesse instalar em clientes que fosse gratis e que pudesse fazer manutenção remotamente????

    • Rodrigo Justo disse:

      Olá Andre,

      Existem diversas soluções que permitem o acesso remoto através da instalação de um software cliente, permitindo assim, a manutenção remota. Particularmente, recomendo duas:

      – LogMein (https://secure.logmein.com/BR/products/free/) que possui versão gratuita; e tem como principal característica a facilidade de permitir que o acesso remoto seja gerado através do seu próprio browser (Firefox, I.E. etc.), ou seja, você deverá criar uma conta no site do LogMeIn e através dela você irá visualizar de maneira centralizada todas as máquinas as quais você tem acesso. Selecionando uma delas, você verá o desktop do PC remoto através do seu browser. Lembrando que em cada uma das máquinas deverá ser instalado um software-cliente do LogMeIn para “atrelar” a máquina a sua conta criada, e permitir o acesso remoto.

      – TeamViewer (http://www.teamviewer.com/pt/download/index.aspx) que também possui versão gratuita, porém, o acesso ocorre através de um programa executada a partir do PC que se está utilizando para o acesso. Assim como o LogMeIn, um software-cliente também deverá estar instalado na máquina do cliente para permitir o acesso. Um detalhe a observar se refere ao fato de que através do TeamViewer não possuímos uma administração centralizada das máquinas cliente, devendo-se inserir um “ID” gerado por cada estação para se determinar qual se quer acessar. Por outro lado, o programa oferece a facilidade de transferência de arquivos, facilidade esta presente apenas na versão paga do LogMeIn.

      Use portanto a solução que mais se adequar as suas necessidades, lembrando que ambas as ferramentas possuem termos de uso que geralmente permitem o uso das mesmas somente para fins não-comerciais.

      Abraço!

  1. 28 de setembro de 2014

    […] Como utilizar o DDNS para acesso remoto sem instalação … – Neste post, irei demonstrar como utilizar o DDNS para realizar acessos remotos. Você pode acessar, por exemplo, um PC comum ou servidor que tenha em sua casa a …… […]

Deixe seu comentário