Variáveis do tipo float, double e decimal em programação c#.

Olá Pessoal, hoje vamos mostrar a utilização de variáveis de ponto flutuante ou decimal como é conhecido na matemática, o ponto flutuante ou floating point como é conhecido em inglês é um formato de representação digital de números reais que é usado na programação de computadores.

Para o computador fazer cálculos utilizando números fracionários em termos de processamento e armazenamento, leva a uma perda razoável desempenho, para tal utiliza-se a representação por ponto flutuante, esta representação baseia-se no deslocamento da vírgula de forma que se obtenha o menor numero ou o mais próximo de 1. Este deslocamento se da por meio de notação cientifica. Veja o exemplo:

O número 26,562 em notação corresponde ao 0,26562 x 102.

No nosso exemplo de hoje vamos desenvolver um programa que lê e executa cálculos com variáveis de ponto flutuante, serão programas simples mais que o ajudaram a entender o funcionamento deste tipo de variável na linguagem de programação C#.

Nossos exemplos foram feitos em uma mesma tela ou formulário, como preferir, para um melhor aproveitamento e visualização do todo.

O primeiro exemplo calcula a área de uma circunferência, o segundo exemplo calcula o volume de uma caixa e o terceiro e ultimo exemplo calcula o valor de uma prestação em atraso, neste exemplo não fizemos todas as validações possíveis e necessárias, por esse motivo utilize somente dados corretos para teste do programa.

Procuramos comentar todo o código de forma a deixa-lo o mais autoexplicativo possível.


Exemplo com retorno do valor.


Repare que a inicialização de uma variável do tipo float ou de um tipo double deve seguir uma predeterminação assim como o decimal, isso para que haja o máximo de precisão, veja a tabelinha a baixo.


Na inicialização de uma variável de um destes tipos devemos colocar um sufixo, ou seja, uma letra após o valor que correspondera ao tipo:

Para o tipo float: f ou F

Para o tipo doble: d ou D

Para o tipo decimal: m ou M

Veja o código todo:

Após ter lido, compartilhe este artigo com seus amigos e se você gostou curta também nossa página no Facebook: http://facebook.com/aprendaefaca diga-nos o que você achou.

Comente, divulgue , compartilhe e tenha uma ótima semana.

 
Usando variáveis do tipo float, double e decimal. (266.6 KiB, 46 downloads)

Rubens Leme

Trabalho com tecnologia da informação há 12 anos, amplo conhecimento em tecnologias de auxilio ao deficiente visual e 2 anos em tecnologias de desenvolvimento de software (Java, C e .Net); Graduado como Tecnólogo em sistema de informação Faculdades Oswaldo Cruz – 2004;

You may also like...

Deixe seu comentário