Usando timer, operador de incremento e decremento em programação c# – cronômetro.

Olá pessoal, dando continuidade a nossas explicações de como se trabalhar com programação em c#, hoje vamos mostrar como usar operadores de incremento e decremento buscamos fazer um projeto extremamente simples para que todos possam entender e acompanhar.

Nosso projeto utiliza-se de um componente Timer e dos operadores de incremento e decremento para criação de um cronômetro, você pode ver o código fonte do projeto ao longo do artigo e também poderá baixar o projeto completo em visual Studio 2012, no link fim do artigo.

O componente Timer tem diversas propriedades e métodos, suas propriedades são características do componente e os métodos são as ações que podem ser executadas neste componente, mas aqui vamos tratar somente de alguns métodos e propriedades. Falaremos dos métodos Start(), Stop() que são métodos de inicialização e paralização do timer.

O componente Timer pode ser inicializado usando o comando Timer1. Start(), claro que para isso você deve ter alterado a propriedade Name do Timer para Timer1, acompanhando o código fonte ira notar que alteramos a propriedade Name de nossos timer : Timer1 tornou-se – ” tmrProgressivo” já o Timer2 tornou-se – ” tmrRegressivo”.

Buscamos fazer diversos comentários no código fonte para facilitar o entendimento de que busca aprender C#, qualquer dúvida envie-nos um comentário e retornaremos com maior prazer.

O que faz o aplicativo: Ele faz a contagem progressiva e regressiva a partir de um valor informado pelo usuário.

Interface com usuário:

O aplicativo possui três campos para inserir o valor dos minutos, segundos e décimos de segundos, e após informar os valores, basta clicar no botão Start na parte da contagem progressiva ou no botão Start na parte Regressiva, e o aplicativo irá fazer a contagem progressivamente ou regressivamente.

Código Fonte do Aplicativo:

Método de contagem progressiva:

Converte os valores informados em inteiro e atribui para as variáveis;

Verifica se os valores informados não são iguais as variáveis de contagem, sendo diferente incrementa em 1 o valor da variável de contagem dos décimos, e depois verifica se a variável de contagem dos décimos é igual a 10, sendo igual for incrementa em 1 o valor da variável de contagem dos segundos e atribui o valor zero para a variável de décimos.

Dentro do mesmo método verifica se a variável de contagem dos segundos é igual a 60, sendo igual incrementa em 1 o valor da variável de contagem dos minutos e atribui o valor zero para a variável de segundos.

Após isso atribui os valores das variáveis de contagem, para as respectivas labels mostrarem no formulário a contagem sendo feita.

Código Fonte:

 Método de contagem regressiva:

O timer para ser feito a contagem regressiva possui o seguinte código;

Verifica se os valores de todas as variáveis de contagem possuem o valor zero, se não possuírem, decrementa em 1 o valor da variável de contagem dos décimos, se o contador dos décimos for igual a zero e o contador dos segundos for diferente de zero, decrementa em 1 o valor do contador dos segundos e altera o valor do contador dos décimos para 9.

Verifica se o contador dos segundos é igual a zero e se o contador dos minutos é diferente de zero, se for, decrementa em 1 o valor do contador de minutos e altera o valor do contador de segundos para 59.

Atribui os valores das variáveis de contagem para os labels mostrarem no formulário a contagem sendo feita.

Se os contadores possuírem o valor zero, o timer regressivo e parado, a propriedade Text do botão é alterada para “Start”, o som de beep do PC e ativado e as variáveis de contagem são zeradas.

Após ter lido, compartilhe este artigo com seus amigos e se você gostou curta também nossa página no Facebook : http://facebook.com/aprendaefaca diga-nos o que você achou.

Comente, divulgue , compartilhe e tenha uma ótima semana.

 
cronômetro usando timer, operador de incremento e decremento em c# (119.6 KiB, 104 downloads)

Rubens Leme

Trabalho com tecnologia da informação há 12 anos, amplo conhecimento em tecnologias de auxilio ao deficiente visual e 2 anos em tecnologias de desenvolvimento de software (Java, C e .Net); Graduado como Tecnólogo em sistema de informação Faculdades Oswaldo Cruz – 2004;

You may also like...

Deixe seu comentário